Agende sua primeira consulta sem custo aqui Whatsapp Psicóloga Porto Alegre
Atendimento presencial e online para todo Brasil e brasileiros no exterior.

Tristeza ou Depressão?

ADULTO

Na tristeza normal a emoção está associada a uma perda real, como: o término de um relacionamento amoroso, a morte de alguém significativo, a perda de um trabalho etc.

Neste momento ocorre um desinteresse pelos aspectos da vida e os pensamentos se concentram no fato que ocasionou o sofrimento.

Porém, estes sentimentos são temporários e depois de dias o interesse pelo mundo se restabelece e a pessoa passa a fazer novos investimentos na vida, suprindo a falta que ficou.

A pessoa pode vir a sentir como se nada mais tivesse importância, mas sabe que vai passar e que poderá no futuro enfrentar seus problemas. Pode ter alguns sintomas físicos moderados e passageiros.

Na depressão há uma profunda tristeza. Sentimentos de desamparo e baixa auto-estima aparecem quase que diariamente, a maior parte do dia, por um período mínimo de duas semanas.

Apresenta normalmente sentimentos de desvalorização, culpa, insônia ou excesso de sono, dificuldades de raciocinar, concentrar, memorizar ou tomar decisões etc.

Apresenta muitas vezes alguns sintomas físicos como dor de cabeça, problemas digestivos ou outras dores.

As relações sociais ficam empobrecidas e percebe-se uma tendência ao isolamento e solidão. A pessoa sente-se insegura e ameaçada.

Este quadro é bastante sério, pois pode colocar em risco a vida da pessoa que está sofrendo.

É comum a pessoa não procurar tratamento para a sua depressão por ter dificuldade de reconhecer os sintomas, de pedir ajuda e também por não saberem que existe tratamento para o que estão sentindo.

O tratamento reduz a dor e o sofrimento da depressão, permitindo que volte a uma vida normal.

O profissional da psicologia e ou da psiquiatria poderá lhe indicar o tratamento adequado, que pode ser a psicoterapia associada ao medicamento antidepressivo.

Texto de autoria de Rosângela Martins - Todos os direitos reservados
Psicóloga Porto Alegre