Estresse e Ansiedade

ADULTO

O estresse se mostra presente em pessoas de diferentes traços de caráter, no entanto, em pessoas ansiosas a manifestação do estresse se torna evidente. A ansiedade servirá de sustentação do estresse e da tensão emocional.

As pessoas ansiosas escondem uma apreensão, um medo subjacente de que aconteça algo que elas não possam controlar. Ficam com freqüência preocupadas com cumprimento de tarefas pré-estabelecidas, quando muitas vezes suas exigências excedem a capacidade de corresponder. Preocupam-se na tentativa de obter um controle sobre o perigo.

Conflitos e frustrações são fontes de ansiedade. À medida que o conflito permanece na mente inconsciente da pessoa, ele ganha força, podendo influenciar, pressionar e fluir na forma de ansiedade. Desta forma, tanto a ansiedade como a tensão emocional, constituem as defesas psicológicas criadas pelo próprio indivíduo para evitar o desprazer e a emergência do conflito interno. A ansiedade pode então ser vista como uma "nebulosidade" que protege psicologicamente do contato com este conflito.

No entanto, a pessoa ansiosa paga um ônus alto com esta "proteção", perdendo a capacidade de relaxar no dia-a-dia. Não se sentindo em condições de experimentar tranqüilidade e prazer, muitas vezes apresentam dificuldade de se entregar ao presente sem experimentar uma sensação de vazio e falta de sentido, o que consequentemente vem formar um quadro de estresse pela permanência excessiva neste estado de tensão.

A ansiedade, e o estresse podem ser comparados a um sinal de alarme, que serve para avisar que alguma coisa está errada e de que não há harmonia interna e externamente.

O trabalho psicoterapêutico, muitas vezes é indicado com o objetivo de auxiliar a pessoa na busca da causa da ansiedade, a fim de que possa ser entendida e elaborada em um nível mais consciente. Consequentemente virá por fortalecer a pessoa, que podendo lidar melhor com seus conflitos internos não precisará do recurso da ansiedade como antes, e diminuirá o risco de quadro de estresse.

Julho 2018

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917