Agende sua primeira consulta sem custo aqui Whatsapp Psicóloga Porto Alegre
Atendimento presencial e online para todo Brasil e brasileiros no exterior.

Transtornos Sexuais - Mais comum do que se imagina

ADULTO

Os Transtornos sexuais são mais comuns do que se pensa, mesmo quando para alguns o que acontece com eles não é um problema.

È muito difícil lidar com dificuldades de ordem sexual. A sexualidade é banhada por diversos mitos e mistérios. Assim como é comum as pessoas demorarem muito para buscar ajuda e entre os principais motivos está o medo de lidar com o problema, o tabu e a vergonha.

Estudos apontam que existem cinco campos da sexualidade onde os transtornos tendem a se manifestar: o desejo, a excitação, o orgasmo, a dor e o sexo compulsivo.

O importante é entender o que cada um destes sintomas tem a dizer da historia individual.

Os motivos para problemas desta ordem são variados e podem estar relacionados a questões biológicas, culturais, traumas infantis ligados diretamente a questões sexuais ou não.

No caso das mulheres os distúrbios sexuais mais comuns são: falta de desejo sexual, incapacidade de obter orgasmo e dor durante a relação sexual. As mulheres são muito afetadas pela educação recebida referente à concepção sobre o sexual, o corpo e a relação com o parceiro(a).

No caso dos homens, o problema maior enfrentado é à dificuldade de ter ereções e a ejaculação precoce. Normalmente nestes casos o problema está relacionado a angustia e a medos inconscientes.

Homens mais velhos enfrentam a dificuldade de ereção, muitas vezes relacionada não exatamente à questão de idade, mas por causa de doenças.

O sexo compulsivo é também uma disfunção, porém difícil de ser identificada, visto que se confunde com a ideia de que ter grande apetite sexual possa ser sinônimo de um homem potente e viril e isto é muito valorizado em nossa cultura. Porém, quando é possível um olhar mais de perto se percebe que pessoas que encontram esta dificuldade sofrem por se exporem em situações de risco, além de se sentirem perturbadas pelos estados de excitações frequentes que pedem descarga, lhes colocando em condições que muitas vezes lhe envergonham.

Os problemas sexuais podem ter uma origem orgânica e ou psicológica. Porém mesmo tendo um diagnostico clínico para a disfunção sexual, ainda assim o emocional é afetado e ou indiretamente causador do problema.

Dentro de um processo psicoterapêutico adequado será possível entender as motivações inconscientes que estão por traz do sintoma e identificar a representação pessoal das experiências sexuais e como se sente afetado por elas.

A sexualidade é uma área da vida humana repleta de possibilidades de sentidos e significados assimilados da cultura, da educação e de fantasias inconscientes individuais, podendo ser afetada de forma negativa. Quando algum sintoma se apresenta isto representa um obstáculo no caminho que precisa ser reconhecido e trabalhado para que seja resignificado de forma haver como resultado um esbatimento do sintoma e o resgate de uma vida sexual mais satisfatória.

Texto de autoria de Rosângela Martins - Todos os direitos reservados
Psicóloga Porto Alegre
CRP 07/05917