Problemas na Adolescência

ADOLESCENCIA

A adolescência é um período importante do desenvolvimento. Esta fase acontece entre a infância e a vida adulta. Neste estágio de passagem de uma fase para outra, muitos desafios precisam ser enfrentados.

As mudanças corporais, emocionais e sociais fazem uma revolução que pode ser mais ou menos conturbada.

Este estado de crise não é patológico, é normal. O adolescente tem comportamentos próprios desta fase.

O adolescente vai se despedindo do corpo infantil, recebe em grande velocidade um corpo do qual precisa se reconhecer nele, há uma modificação de sua auto-imagem ganhando novos conhecimentos sobre si mesmo.

São diversos momentos de desequilíbrios e de instabilidades necessários, na busca de uma identidade que o represente, caracterizando ao final um estado maduro de personalidade.

O adolescente exige do meio compreensão e cuidados, pois precisará de um tempo para seu processo de elaboração desta fase.

Apesar de a adolescência exigir uma maior compreensão frente aos diferentes movimentos que a caracterizam, podem ser também um período aonde se manifeste sinais que apontem para uma condição de desajuste e risco.

É importante que os pais acompanhem seus filhos mais de perto durante seu desenvolvimento e estejam atentos a estes sinais.

São os casos em que o adolescente demonstra: isolamento constante; condutas violentas; uso de drogas; desadaptação escolar persistente; transtornos alimentares; tendência a expor-se a situações de risco; promiscuidade sexual; timidez excessiva e dificuldades de adaptação social entre outros.

Os problemas anormais apresentados na adolescência aparecem quando houve dificuldades na fase anterior.

Existem desafios e tarefas que a criança precisa viver e elaborar na infância, quando ingressa na adolescência, se carrega consigo questões mal resolvidas da fase anterior, será natural que apresente maior dificuldade na fase seguinte

A atenção ao desenvolvimento está em todas as fases da vida, cada uma com suas incitações que exigem do humano uma resposta. Quando esta resposta não é dada a interrogação continua gerando pendências que limitam e geram desadaptação a vida.

Em outras palavras uma infância conturbada, tende a uma adolescência com maiores dificuldades. Por este motivo que a atenção ao futuro esta no presente.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917