Textos - Meninos na puberdade

INFÂNCIA

Meninos na puberdade

Embora pouco se fale das transformações do corpo e do emocional do menino durante a puberdade, sabe-se que os garotos ficam tão curiosos e apreensivos quanto às meninas e precisam também de orientação e apoio, neste processo de passagem da criança para adulto.

A puberdade começa por volta dos 11 a 12 anos, quando se observa mudanças corporais em curto espaço de tempo. Pênis e testículos aumentam de tamanho, a voz muda de tom, nascem espinhas no rosto e o crescimento de pelos pelo corpo se faz mais evidente.

Com 13 ou 14 anos ocorre a primeira ejaculação que pode acontecer através da masturbação ou quando está dormindo.

Estas mudanças são motivo de orgulho para muitos meninos, porém pode ser perturbador para outros.

Para os meninos conversar sobre suas dúvidas com os pais é muito importante. Porém sabe-se que os pais nem sempre se encontram a vontade para conversar com seus filhos sobre temas como masturbação e ejaculação, no entanto é preciso superar estas dificuldades e ajudá-lo a entender o que se passa com ele. O melhor é abordar o assunto casualmente e com naturalidade.

Caso seja esta uma tarefa muito difícil para os pais estes podem indicar um profissional da saúde para conversar com a criança a respeito e utilizar-se também de livros educativos.

O melhor mesmo é que os pais possam falar sobre este assunto com os filhos, pois gera confiança e respeito.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917





Consultório localizado no Centro Histórico de Porto Alegre
Rua Gal. Andrade Neves, 155/63 - Centro - Porto Alegre - Fone: (51) 3225.1171
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br