Textos - Falando sobre a Adolescência

ADOLESCENCIA

Falando sobre a Adolescência

A Adolescência é uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano. Nesta fase ocorre um processo de amadurecimento bio-psico-social do indivíduo e desta forma não se pode compreender a adolescência sem considerar estes três aspectos.

É um momento muito importante do desenvolvimento que marca a estrutura final da personalidade.

É um tempo de busca: uma busca interna para se descobrir enquanto tudo ainda está em transformação. O adolescente sofre com emoções conflitantes, lutando para manter o autocontrole e conseguir expressar-se por si, isto sob o impacto de impulsos que insistentemente exigem atenção. É um período de aventura, com episódios maravilhosos, mas também se faz presente o sentimento de vergonha, de perda e insegurança.

As modificações psicológicas e corporais levam a uma nova relação com os pais e o mundo. Há uma elaboração lenta e dolorosa da perda do corpo infantil, da identidade de criança e dos pais da infância, no sentido de que estes já não lhe tratam do mesmo jeito, agora que está "crescido".

Todas as modificações corporais incontroláveis, mais as exigências do meio externo que cobram do adolescente novos padrões de comportamento, são vividas inicialmente como uma invasão. Esta condição leva o adolescente a ter o desejo de ocupar seu novo status, com um comportamento mais maduro.

O desejo muitas vezes é de ser adulto logo, ou de não crescer nunca, frente à dor que sentem nesta flutuação entre a infância e adolescência.

Para os pais é um período de dúvida. Há risco de deter o crescimento, os vendo ainda como criança, ou acelerando este processo, exigindo do adolescente algo que ele ainda não tem para dar.

Os pais passam a ser mais questionados e exigidos quanto à coerência entre o que dizem e o que fazem. Entretanto, a tão falada rebeldia da adolescência é importante e até necessária para o processo de diferenciação dos pais, a fim de que busque sua identidade como indivíduo que têm vontades e idéias próprias, equipamentos que precisará para enfrentar o mundo adulto.

É também muito importante a presença firme dos pais, que muitas vezes precisarão saber ouvir, com paciência e tolerância o adolescente, sem imediatamente querer impor seu ponto de vista.

Estes são apenas alguns pontos deste momento crucial na vida do ser humano, no qual a resolução de determinados conflitos será muito importante para a fase que segue: a vida adulta.

Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917





Consultório localizado no Centro Histórico de Porto Alegre
Rua Gal. Andrade Neves, 155/63 - Centro - Porto Alegre - Fone: (51) 3225.1171
rosangelamartinspsicologa@gmail.com
Desenvolvido por Brainstorm Soluções Inteligentes | www.bstorm.com.br